PODER LEGISLATIVO DE JUSSARA ESTÁ NO TOPO DO RANKING DA TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA DE ACORDO COM O TCM-GO

A Câmara Municipal de Jussara recebeu do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) nota elevada no Ranking do Poder Legislativo com índice de transparência alcançado de 93,2%, conquistando a 14ª posição entre os 246 municípios goianos.

As informações analisadas pelo TCM correspondem às determinações da lei, especialmente quanto à transparência da gestão fiscal, dados sobre licitações e contratos, remuneração de servidores, execução orçamentária, serviço de informação ao cidadão e divulgação da estrutura e contato do Poder Legislativo.

O sucesso alcançado é resultado do empenho da atual gestão em dar transparência e possibilitar amplamente o acesso da população aos atos da administração pública. Desde 2021, um dos compromissos realizados pelo vereador e atual presidente, Cloves Alves, foi a correta aplicação dos recursos, com transparência e com acesso facilitado aos atos do Legislativo Municipal.

A gestão austera na Câmara de Vereadores possibilitou economia dos recursos com repassou em dezembro de 2021 à Prefeitura de Jussara no valor de R$ 356.864,39 (Trezentos Cinquenta e Seis Mil, Oitocentos Sessenta e Quatro Reais, Trinta e Nove Centavos), referentes à sobra do Duodécimo do ano para investimentos na saúde, esporte e lazer, como implantação de uma academia ao ar livre na Praça que será construída no Setor Nova Jussara, como contrapartida da prefeitura na construção da cobertura da arquibancada do Estádio Geraldão, e em especial, na construção de cinco, das dez UTIs que serão implantadas no Hospital Municipal adquirido recentemente.

A presidência da Câmara agradeceu aos esforços da equipe para garantir a real transparência dos atos, o que também garantiu essa nota positiva e alta no quesito transparência na gestão pública, fato que colocou o Legislativo de Jussara no topa do ranking, motivo de orgulho para todos os jussarenses.

ENTENDA O RANKING DE TRANSPARÊNCIA

Para garantir que os municípios cumpram a legislação, órgãos de fiscalização como o Tribunal de Contas e o Ministério Público realizam avaliações nos sites das prefeituras e Câmaras, divulgando-as por meio de um ranking que mostra e compara os resultados.

O TCM – Goiás é a instituição responsável pela elaboração deste diagnóstico no estado. O relatório é construído com parâmetros estabelecidos pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), adotado pelas mais importantes instituições de controle, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Tribunal de Contas da União, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério Público Federal – MPF, Conselho Nacional do Ministério Público e Controladoria Geral da União, conforme a Resolução Atricon n° 008/2019.

Texto: N A Jornalismo