Edit Content
Atendimento

Segunda à Sexta 07h às 11h e 13h às 17h

Endereço

Rua Dr Brasil R Caiado Qd:4 Lt:01 – Bairro São Francisco – Jussara-Go

WhatsApp

Telefone: (62) 3373 - 1545

Atendimento

Segunda à Sexta 7:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00

Endereço

Rua Dr Brasil R Caiado Qd:4 Lt:01 - Bairro São Francisco,

Fale Conosco: (62) 3373 - 1545

CÂMARA DE JUSSARA CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO JUSSARENSE AO ANTROPÓLOGO MÁRIO ARRUDA

A Câmara Municipal de Jussara aprovou o Projeto de Resolução nº 010/2022 que concedeu Título de Cidadão Jussarense ao antropólogo, professor Mário Arruda, por relevantes serviços prestados à humanidade e ao município de Jussara, em sessão ordinária de 19 de maio de 2022.
Mário Arruda da Costa nasceu em 12 de janeiro de 1940 no seringal de Codajás no Amazonas, reside atualmente em Jussara.
O legado do homenageado é vasto, do Amazonas foi para São Paulo, depois para os Estados Unidos da América para aperfeiçoar seus estudos. Retornou ao Brasil em 1968 empregando-se na PUC Goiás em 1969, ano em que conheceu a cidade de Jussara ministrando palestras. Em 1970 se casou na Cidade de Goiás com Maria Rita de Oliveira. Em 1971 fundou o Instituto de Pré-História e Antropologia da PUC Goiás desenvolvendo vários projetos de pesquisa científica: Aldeia Juvenil, resgate do menor delinquente; Ava Canoeiro do Tocantins; Karajá de Aruanã; Coprodutor com a BBC de Londres de 15 documentários sobre a Amazônia; Efetivou os primeiro contatos em 1980 com os índios uru eu au au em Rondônia; Integrou a Expedição Araguaia ilha Tolstoi, Jussara-GO em busca de novos horizontes, orientando alunos de biologia da Universidade Federal de Santa Maria-Rs; Atuou com personagem central no média metragem “Os Olhos e os Ouvidos do Araguaia” filmado em Jussara-GO; Ainda é palestrante colaborador da Associação Jussarense de Defesa dos Animais (AJUDA); Aposentado em 2011, é palestrante em escolas e faculdades.
O autor da propositura foi o presidente da Câmara de Jussara, que justificou: “Por todas as razões apresentadas e por suas qualidades pessoais e reconhecida capacidade profissional, por todos os relevantes serviços prestados e trabalhos ambientais, sociais e educacionais realizados em prol da comunidade jussarense, é que propomos a concessão da honraria merecida ao Sr. Mário Arruda”.

Assessoria de Comunicação Social – CMJ
Texto: N A Jornalismo

Pular para o conteúdo